terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mídias sociais e sua relação com o mundo real



Hoje, nós - a turma do primeiro período de jornalismo #Cesmac - Tivemos o privilégio de discutir em sala de aula a influência dos meios midiáticos sobre nosso comportamento no mundo em que vivemos, com a participação especial do jornalista Luis Vilar e do estudante de direito José Marques pudemos abrir nossa mente para uma nova maneira de pensar sob óticas distintas, ou seja, pessoas diferentes, que usam as redes sociais para diferentes fins.

Esse assunto tem sido uma constante em minha vida, a exemplo de quarta passada quando fui a um evento (relatei no post abaixo) que tratou exatamente sobre o mesmo conteúdo, como conviver com a tecnologia 3.0 no mundo de atual? Essa semana (desde segunda-feira a tarde) alguns internautas puderam acompanhar a lentidão da internet, e foi nesse momento que muitos - inclusive eu - puderam perceber o quanto são dependentes dessa tecnologia. 

O que a tecnologia representa na nossa vida? Fácil... É algo INDISPENSÁVEL. Como viver em pleno século XXI sem um celular por exemplo? Imagine sua vida sem um computador, not book, ou até mesmo uma TV na sala? Ao postar esse post paro várias vezes para responder menções do twitter! Enfim... Não se pode negar que essa tecnologia tem facilitado a vida de muitos - inclusive a minha - mas a pergunta chave é: até que ponto isso pode ou não excluir as pessoas de um meio social - real?

O mercado de trabalho tende a cada dia fazer suas seleções por meios tecnológicos, Facebook, twitter até mesmo o quase falecido orkut (hahaha) são meios de pré-seleção para uma entrevista de emprego. Mas e as pessoas que não tem acesso a isso? Gente capacitada mas que não tem afinidade com o mundo virtual, serão então num futuro próximo, extintos do mercado de trabalho? Se isso é certo ou errado? Infelizmente é a realidade do mundo ao qual estamos inseridos.

Mas até esse futuro chegar, estamos aqui né? Eu, você e toda essa parafernália que modifica nossas atitudes e até nosso comportamento dia a dia. Mas quem disse que não gostamos disso tudo? Esse mundo nos fascina, e nos atrai para suas redes como peixes atrás de uma isca. Que sejamos então conscientes de nossas escolhas, e que paremos com essa hipocrisia barata de criticar um meio que tanto somos dependentes! 


2 comentários:

  1. Pois é, estamos totalmente dependentes de algo que até pouco tempo, nem existia, é muito interessante como nós seres humanos, curtimos o NOVO e o quanto nos deixamos ser levado por ele, mas na verdade nós gostamos, e muito!!! hehehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...