quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Jornalismo é Problema Seu, Sim!



Há alguns dias venho adiando essa postagem, não sei se pelo fato de me achar prematura na graduação jornalistica, ou por não possuir um conhecimento baseado em experiências, e sim em teorias. Entretanto, posso dizer que vim pesquisando e analisando várias artigos e publicações, algumas que fui de acordo, já outras que discordei inteiramente, enfim posso dizer que o que escreverei aqui é a opinião de uma cidadã e futura jornalista brasileira que preza por seus direitos.

Nas ultimas semanas vimos muito ser discutido a questão da obrigatoriedade do diploma para a profissão do jornalista, tanto na TV, internet e rádio, quando em mídias impressas. Me deparei com algumas situações as quais fui obrigada a 'tomar partido'. Pessoas falando que 'noticia qualquer um sabe dar' que a obrigatoriedade do diploma é apenas 'uma besteira politica', Daí me pus a pensar... Fala-se tanto em 'mundo melhor' mas a verdade é que pouco se faz para atingir essa utopia (se é que posso chamar assim). 

Quando se é favorável a uma profissão exercida  com conhecimento teórico, não está se alegando que a prática é 'dispensável' e sim que a união das duas são essenciais para o desenvolvimento de determinada tarefa. Quando pesquisei sobre a história do jornalismo aqui no Brasil, me deparei com a data de 1969 como ano no qual foi reconhecida juridicamente a necessidade de formação superior nessa área, ora, se os jornais surgiram muito antes dessa data, quais foram os jornalistas que noticiaram a história? 


Segundo a Wikipédia A primeira publicação regular de que se tem notícia foi a Acta Diurna, que o imperador Augusto mandava colocar no Fórum Romano no século I de nossa era. Ou seja, a imprensa surge por um reinado, e não como uma manifestação do povo. Trazendo isso para nossa época, o que acontece com os meios de comunicação que 'dominam' o país? São em maior parte de políticos e empresas privadas que curiosamente defendem ao mesmo interesse.

Começa então a clarear o seu pensamento leitor/cidadão? A critica é algo que não favorece a nenhum governo, enquanto eles 'pregam' que a formalização do diploma jornalistico como critério essencial para o desenvolver da profissão, compromete a 'liberdade de expressão' tem gente aí 'formando opiniões' outrora estabelecidas. Acorda Brasil! Jornalista tem que ser crítico sim, tem que mostrar a realidade dos fatos sim! Afinal pra que serve então o código de ética do jornalismo? Um manual de instruções o qual todo jornalista deveria se basear antes de publicar uma noticia. Noticia, é dada no dia a dia, mas as aulas de diagramação, edição, formatação, de como avaliar se uma fonte é segura ou não, como buscar a objetividade são dadas em sala de aula e não na rua.

Como membros de uma sociedade atualmente 'passiva' temos que nos levantar e lutar por nossos direitos, ganhamos a primeira batalha com a aprovação da PEC 33/2009 que que restabelece a obrigatoriedade da formação de nível superior específica para o exercício da profissão. Mas a guerra ainda não acabou! Ainda há um longo caminho a percorrer, entretanto precisamos caminhar de mãos dadas, estudantes, jornalistas e você cidadão que é o maior afetado com tudo isso, afinal qual o nível de confiança que se tem na pessoa que trás a informação para dentro de sua casa?


5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...