quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Útil ou Fútil ? 

Essa semana eu li uma postagem no blog de um talentosíssimo fotografo - Klayf -  que me inspirou a publicar um novo post por aqui, espero que curtam, e caso não gostem, podem deixar suas opiniões nos comentários a baixo, afinal, cada um com a sua não é verdade? (:  Ultimamente tem se falando tanto em Big Brother Brasil que isso está  me gerando um certo incomodo pessoal, e até mesmo uma vergonha alheia. Explico: o 'meio' tem pregado uma divisão entre a sociedade, de um lado encontram-se aqueles intelectuais inatingíveis, cujo conhecimento excede a fronteira entre o bem e o mal. Já do outro lado, encontramos aqueles que não dispõem  de uma mente tão brilhante assim, os que são chamados de 'alienados sociais'.



Hora, creio que não me enquadro em nenhum dos dois grupos. Passo longe de ser uma intelectual, e mais ainda de ser uma alienada... Um programa de TV não pode e não deve ser visto (assim como qualquer outra coisa) como um lixo social ou como um descartável, acaso se tem noção de quantas pessoas trabalham nos bastidores de um programa como esse? Não né, eu também não tenho, mas posso assegurar que são mais pessoas do que o governo emprega em um posto de saúde por exemplo.

Ok, ok... Vocês podem me dizer que o conteúdo do programa, não é apropriado para a família Brasileira... E eu concordo com isso mas e daí? Está tão incomodado com isso desligue o televisor e vá dormir! Ahh, você também pode trocar de canal, ler um livro, fazer uma caminhada noturna, creio que isso é mais interessante do que perder seu tempo para criticar algo que não faz diferença na sua vida. Ninguém é obrigado a assistir algo que não está afim. Eu mesma, não assisto BBB frequentemente, mas sim, as vezes eu ligo a TV eu fico encantada com a criatividade das pessoas que elaboram aquelas provas, será que isso vai me deixar burra? Será que me torno uma alienada por aprender com aqueles que sabem fazer bem feito?



Os psicólogos, o que me dizem de aprenderem um pouco sobre o comportamento humano, quando veem um grupo de pessoas isoladas do mundo, em uma casa cheia de câmeras? E meus amigos jornalistas que curtem crônicas, o que falar dos textos que Pedro Bial declama antes de uma eliminação? Sem contar os autores ao qual ele faz citações, Victor Hugo, James Clavell, Gore Vidal e até Shakespeare entre tantos outros.



Existe sim coisa boa a se aprender, mesmo quando o objetivo do programa não é este, afinal, o conhecimento está nos olhos de quem o enxerga. Não há também como deixar de notar o que ocorre lá dentro,como uma suspeita de estupro, ou uma editora de filmes pornôs que da aula a criancinhas... Mas uma coisa eu aprendi na vida, de TUDO exatamente TUDO se pode tirar algum aprendizado, nada é invão nessa vida. Iniciativas como 'Dia sem globo' não vão a frente, sabe porque? Por que as pessoas ja estão acostumadas com isso, já se tornou um passatempo para a família brasileira, se não podemos eliminar isso da nossa vida, podemos tirar o que de bom o programa pode nos oferecer, e só assim, reeducando a forma de pensar, e criticar, poderemos contribuir com uma sociedade menos alienante.

2 comentários:

  1. Eu vou te ser sincera: eu não assisto Tv! rs... Não porque alguém falou que eu ia ficar burra, ou pq só passa coisa fútil, etc... Simplesmente não me faz falta. Eu consigo viver sem uma tv na minha casa tranquilamente. Então, acho que eu não posso comentar muito a respeito disso. Eu realmente não gosto da Rede Globo, muito menos de BBB... Mas eu acho que o que nos deixa mais burros é a má administração do tempo e o fato de que algumas pessoas limitam-se apenas à tv. Ninguém pode se contentar apenas com o que é mostrado ali. Bom, essa é minha opinião sobre algo que realmente eu não paro pra pensar... Pq tv já não faz parte da minha vida :) Existem passatempos melhores e mais eficazes na formação de uma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza creio que exitem inúmeros meios de adquirir conhecimento sem precisar assistir um programa como esse, ler um livro, escutar uma música, é bem mais edificante. Entretanto creio que na sociedade nem todos pensam dessa maneira, e esse passa a ser um bom jeito de ajudar na construção de novos pensamentos!

      Obrigada por expor sua opinião.
      Beijo flor! (:

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...