domingo, 24 de março de 2013

Verdade - Absoluta ou Relativa?

"Qualquer tentativa de persuadir alguém a adotar o relativismo, assume o absolutismo"


Há um tempo atrás, ao assistir uma aula de História da Arte, ouvi a professora pronunciar uma frase que me soou um tanto contraditória, ela disse com veemência: "Não existe verdade Absoluta". Confesso que a resposta foi instantânea, eu disse: Essa afirmação é uma verdade absoluta?. Bom, isso causou um mal estar entre, ela e os alunos. A aula continuou, e resolvi não questioná-la mais, pois eu mesma não possuía argumentos sólidos para continuar um debate.

O tempo passou, e mais uma vez fui defrontada com essa questão, existe ou não uma verdade absoluta? Resolvi estudar os prós e os contras dessa mesma moeda. Vou expor aqui, o que encontrei e a qual conclusão cheguei. Sugiro que faça o mesmo antes de se posicionar ao lado de qualquer opinião.

Ao ler um livro de Mark W. Baker, encontrei a seguinte afirmação: "Respeitar o ponto de vista uns dos outros, não significa que tudo é relativo". Cada um de nós vê determinada situação de acordo com o background de nossa vida, quero dizer que nossa opinião a respeito de variados assuntos, depende do núcleo o qual estamos inseridos, dos nossos costumes, da nossa cultura, e até mesmo das nossas atividades diárias. Ao respeitarmos o ponto de vista das pessoas, significa dizer que somos inteligentes o suficiente para  entendermos o que a fez pensar assim, e não que concordamos com ela.


Para Michel Foucault, a verdade era apenas uma ficção defendida por quem mantinha o poder. No entanto, podemos analisar, sem ir muito longe, que as regras e leis adotadas por uma nação ou sociedade, são para a ordem da mesma. Ao julgar um caso de violência por exemplo, como proceder sem lei? Se tudo for permitido, como então julgar os excessos? ou como identificá-los?.

O pós-modernismo relativiza a verdade e  nos faz pensar em um senso comum, onde o certo ou errado, o verdadeiro ou falso, é eleito pela maioria. Onde princípios não são importantes, e os tornam totalmente flexíveis. Os próprios argumentos de quem defende que não existe verdade absoluta, se contradizem, ao fazer uma afirmação absoluta. Nenhum argumento pode ser sustentado, se possui contradição nele mesmo.

Acredito então, que existe sim verdade absoluta, e que a maneira como a percebemos pode ser relativa. Termino então esse texto, com a mesma frase que o iniciei: "Qualquer tentativa de persuadir alguém a adotar o relativismo, assume o absolutismo".

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...